Ituiutaba viveu um fim de semana de fé, tradição e forte presença popular com o encerramento da 75ª Grandiosa Festa em Louvor a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, e do 37º Encontro de Congada. Os eventos contaram com grande participação do público e intensa programação religiosa e cultural.
Dezenas de ternos da cidade participaram das apresentações, ao lado de grupos vindos de municípios vizinhos, entre eles Itumbiara, Centralina, Patrocínio e Uberlândia. A diversidade dos ternos, Moçambique, Congo, Marinheiros, Marujos e Catupés, transformou as ruas do entorno da Praça 13 de Maio em um grande cortejo de cores, ritmos e devoção, com manifestações de forte influência afro-brasileira.
Assista:
Promovida pela Irmandade de São Benedito de Ituiutaba (ISBI), com apoio da Prefeitura de Ituiutaba, da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (FUMZUP) e da Fundação Cultural, a festa atraiu moradores e visitantes, que acompanharam desde as novenas e missas até a tradicional quermesse e as apresentações musicais.
O encerramento, no domingo (18), reuniu milhares de pessoas logo nas primeiras horas do dia, com a alvorada às 5h, seguida da Santa Missa celebrada às 8h, com a presença dos ternos e da comunidade. Em seguida, o desfile dos grupos pelas ruas reafirmou o compromisso com a memória coletiva e a resistência cultural, culminando no tradicional Reinado, cerimônia simbólica que marca a liderança espiritual e o respeito dentro das irmandades.
A procissão com os andores de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário foi seguida pela missa de encerramento e a descida da bandeira, ato solene que simboliza o fim do ciclo festivo.
Além da religiosidade, a programação também incluiu apresentações culturais. No sábado (17), o grupo Segunda de Lei animou o público com um repertório de samba e MPB, em palco montado próximo à igreja, mantendo o caráter comunitário e gratuito da celebração.






